Mudar de casa é uma decisão muito importante em que é preciso avaliar muitos fatores. Neste texto, iremos dar algumas dicas de como escolher o melhor bairro para morar.
Um fator importante que não deve ser ignorado é a localização. Afinal, o lugar onde as pessoas moram exerce grande influência sobre a qualidade de vida e qualquer escolha nesse sentido deve ser feita respeitando uma série de critérios que precisam ser definidos antes mesmo de começar a busca pelo novo lar.
Logo abaixo, separamos para você 5 dicas de como escolher o melhor bairro para morar!
1 – PENSA NA SUA ROTINA
A rotina determina seu conforto e qualidade de vida em um bairro. Para quem vive em um grande centro urbano, os deslocamentos entre os pontos que precisam ser visitados diariamente são mais ou menos estressantes, conforme as necessidades de enfrentar o trânsito.
Caso não seja possível morar perto dos locais que fazem parte da rotina dos moradores – como escola e trabalho – procure por bairros que ofereçam fácil acesso a esses pontos. Verifique as condições de trânsito e as linhas de ônibus próximas à região.
2 – SEGURANÇA
Nos dias de hoje, a segurança é um ponto importantíssimo para a escolha do melhor bairro para morar, ainda que seja em condomínio fechado.
Naturalmente, os locais bem iluminados, onde há a presença de câmeras de segurança públicas ou particulares e que contam com policiamento ostensivo, são mais seguros do que outros que não possuem essas características.
Esta preocupação vai fazer com que você se sinta mais seguro e confortável com o lugar em que vai morar.
3 – INFRAESTRUTURA
Não é só a iluminação pública que deve ser alvo da sua atenção. Toda a infraestrutura do bairro merece ser observada. Confira como estão as calçadas, verifique as condições de recolhimento de lixo e abastecimento de água e certifique-se de que os espaços públicos estão bem conservados e limpos.
Outro aspecto que também deve ser valorizado é a presença de parques, jardins e áreas verdes, que não só tornam o lugar mais bonito, como também influenciam na qualidade do ar e do clima local e podem servir como ótimas alternativas de lazer e para a prática de esportes ao ar livre.
4 – ESTILO DE VIDA
Aqui é importante ter em mente quais são suas principais necessidades e prioridades. Ainda que bairros familiares possam ser super tranquilos, podem não ser a escolha mais interessante para quem tem uma vida social ativa e gosta de estar em locais mais badalados, por exemplo. Do mesmo modo, uma família com crianças pequenas pode não se dar bem em um bairro universitário, que costuma ser mais movimentado.
5 – FAÇA A VISITA EM HORÁRIOS ALTERNADOS
Uma rua pode se transformar completamente durante a manhã ou durante a noite. Procure visitar o bairro em diferentes horários para ver de perto como é o movimento, a iluminação pública e o trânsito da região.
Procurando imóveis em Brusque? Não deixa de explorar nosso site e conhecer nossas oportunidades para compra e aluguel.